quinta-feira, maio 05, 2005

Tempo...

Hoje deu-me para reparar no quanto nos afecta esta ideia que o homem criou chamada "Tempo"... Já repararam que mesmo a noção de stress e de muito outros problemas só surgiram porque o homem começou a contabilizar o tempo. E tanto ficamos ansiosos pelo tempo passar muito depressa como pelo tempo passar lentamente, e por vezes leva-nos a comportar como selvagens neste mundo em que nos dizemos civilizados, ou minimamente aculturados.

Já repararam que em qualquer cidade se vão a conduzir só vêm manobras perigosas porque as pessoas estão atrasadas, tanto seja ultrapassagens arriscadas, como excesso de velocidade, um aquele stress de estar num semaforo parado a dar acelaradelas como se tivesse no inicio de um grande prémio de formula 1. Ou então ao entrar para veiculos de transporte público, apesar de se usar por vezes a desculpa que é pela necesidade de conseguir lugar sentado, muitas das vezes esses transportes estão vazias e e sucede o mesmo para er se cegamos mais rápido ao destino. Uma loucura.

Para mim o pior é aquela ansiedade que me entra quando estou a espera de algo, e nunca mais chega a hora, e olhamos sempre para o relógio e parece que os ponteiros não se mexem...a sensação deixa-nos desesperados, e a angustia é tal que parece que o mundo vai acabar antes que a hora chegue. Ou então o inverso em que queremos algo e o tempo passa cada vez mais depressa (pelo menos na nossa cabeça) e ficamos totalmente descontrolados...

E tudo isto foi invenção do homem...como seria viver na pré história nesse asecto?? Sem pensar no tempo...deixando tudo rolar normalmente, sem esse tipo de preocupação. Em cima de qualquer galho de uma arvore a curtir o sol... Até tinha o seu encanto.

O unico conselho que vos posso dar é que não olheis tanto para o tempo, mas para o que vos rodeia, e no fundo aproveitem cada instante na sua beleza.

Cosmic.

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente tema... é impressão minha ou operou-se para aqui uma mudança no estilo de escrita deste querido amigo cibernáutico? Abençoada mudança! O tempo é, de facto, inimigo mortal do paladar e de tudo o que acarinhamos. Se ainda servisse para o aproveitarmos melhor... mas não. A pressa é a inimiga mortal da perfeição e é bem verdade.
Darkness