sexta-feira, janeiro 24, 2014

ABRIR O CORAÇÃO – AMAR VS PAIXÃO

Hoje em dia vivemos numa sociedade que complica em demasia as relações, por um lado porque as pessoas relacionam-se mais com o trabalho e com a vida profissional que com as próprias famílias e/ou relações sentimentais, por outro porque as tecnologias têm roubado o olhos nos olhos que é tão importante na hora de comunicar e de abrir o coração, sendo essa uma das premissas indispensáveis do amor, e por essa razão também das relações.
Ninguém pode amar outro se não for capaz de lhe abrir o coração, dizer o que sente e o que pensa para que a outra pessoa faça o mesmo. Uma relação baseada apenas na atracção e no desejo, aqui falo claramente numa relação amorosa de casal, tenderá ao fracasso se o casal não aprender a comunicar, a abrir o coração e se não forem puros, leais, francos um com o outro.
Obviamente que numa relação forte deste tipo tudo nasce com a conjugação de atração, desejo, uma certa adoração, o ritmo coração e a vontade de estar sempre com a pessoa elevados, que numa definição básica se define por paixão, que é a forma em que todos os sentimentos que envolvem o amor estão bem latentes, estão a flor da pele. Mas Amar é só isto? É só estas emoções? Estes instintos e desejos? Claramente não, amar é muito mais, e só nos iremos aperceber disso quando uma relação for duradoura, tiver passado por muitas etapas, umas muito boas outras mais negativas, em que como é natural a paixão esmorece, fica como adormecida e sentimos que não temos essa paixão. Será isso o fim? Novamente a resposta é não, com o passar do tempo a relação se seguiu o seu rumo natural consolidou-se, o amor está lá mas transformou-se, sentimos que queremos muito aquela pessoa à nossa beira, temos uma confiança e sentimentos de lealdade e fidelidade para com essa pessoa enorme, para além da cumplicidade e temos projetos de vida em comum, isso é o AMOR.
Isso acontece as duas pessoas exatamente ao mesmo tempo? Pode acontecer mas não tem que ser assim, cada um tem os ritmos e as suas emoções bem como maneiras muito próprias de as viver, e por isso uma das pessoas pode ter deixado de sentir aquela paixão naquele momento e a outra ainda manter esse sentimento. Com isso quer-se dizer que um ama mais que o outro, ou que um é mais leal que o outro? Obviamente que não, o Amor não se mede, sente-se e se uma pessoa ama outra deve aceitar a maneira como a sente, não tem que sentir que não merece a outra porque a outra a ama de maneira diferente (que pode parecer maior) nada disso, deve sim amar, assumir que ama e lutar para que esse amor seja forte e duradouro.
E como ficamos com a paixão? A paixão por diversos motivos, profissionais, acontecimentos da vida que mexem com o nosso psicológico, imensas coisas, pode esmorecer, pode adormecer, mas a qualquer momento se houver vontade pode ser trabalhada e voltar, mas aí não cabe a apenas um só, é um caminho que o casal deve percorrer junto e encontrar esses momentos de paixão, e digo momentos porque podem de novo adormecer, mas se encontrarmos o caminho uma vez, poderemos voltar a encontrar as vezes que entendermos, porque no fundo a Paixão faz parte do AMOR e não o contrário.
Maneiras de reavivar a paixão, de magnificar esses momentos de amor, são sem duvida o lutar por isso, mas sem complicar, o procurar aproveitar cada momento junto, procurar fazer atividades que realizem os dois, o passear de mão dada, o sair com amigos para tomar um café, nos momentos em casa ser o mais natural nas suas atividades diárias, o olhar para a outra pessoa com carinho e ao mesmo tempo mostrar que se gosta dela, por vezes uma olhar maroto (que faço o outro sentir-se desejado) ajuda. Fazer pequenas surpresas com regularidade, um pequeno-almoço na cama, um jantar com luz de velas (mesmo que haja filhos, eles vão adorar também), ouvir um pouco de musica os dois, conversar sobre banalidades, aproveitar num dia de inverno para ver um filme juntos no sofá, todos esses momentos podem fazer a paixão reavivar a qualquer momento porque unem as pessoas, e no fundo a paixão é mesmo fruto dessa união, é o desejo incompreendido de querer estar com a outra pessoa.

Por isso Amem-se, e se estão naquele momento em que a paixão está adormecida não desistam nem pensem que tudo acabou, abram o vosso coração mais que nunca a outra pessoa e trabalhem por viver o melhor possível os vossos momentos e a paixão será reavivada de certeza. Mas não se esqueçam, acima da paixão está o AMAR, e isso inclui respeitar, ajudar, compreender, ser fiel, ser leal e sobretudo sendo livre entregar-se ao outro.

Sem comentários: