sexta-feira, novembro 18, 2005

Funcionarios publicos

O nosso caro Vizinho apresenta uma anedota em que se defende que o Socrates não gosta de funcionarios publicos.
Não me parece que o seja bem assim…
Na minha opinião os funcionários públicos neste momento deveriam procurar deixar de se fazerem de vitimas, porque no fundo as verdadeiras vitimas são aqueles que alimentam uma família com o salário mínimo, e que são um grande numero de pessoas, que vêm os filhos incapacitados de estudar perdendo a possibilidade de ter êxito na vida, só porque não tem rendimentos para suportar os custos de educação. São os velhotes que subsistem com uma pensão de 180€…essas são as verdadeiras vitimas. Concordo plenamente que o corte dos custos deveria começar pela própria classe politica e acabar de vez com as obras megalómanas a que os nossos governantes já nos habituaram, e que só tem agravado a nossa situação.

No entanto teria de haver sempre cortes nesses regalias que os funcionários públicos tinham, e que ainda vão tendo, são privilégios que apesar de terem sido conquistados pelos sindicatos, só tem agravado a situação do país, e se os cidadãos comuns não as tem e estão muito longe de as ter, se convertem numa injustiça social, e só seria legitimo por parte dos funcionários públicos reclamarem se o fizessem em nome de todas as pessoas, mas apenas o fazem em seu nome. O funcionário publico não trabalha mais horas que um cidadão normal, pois fazem 35 horas semanais, por vezes podem fazer mais, mas remuneradas, enquanto que qualquer outro cidadão de classes medias baixas e baixas fazem 40 e até 50 horas semanais de trabalho, e não ganham mais por isso. O atendimento por vezes na função pública é miserável, e consegue irritar o mais calmo dos homens, embora existam excepções (felizmente) em que o atendimento é bastante bom, mas de qualquer maneira são poucos os casos. Até a loja do cidadão que nasceu para simplificar já consegue ter filas de gente em que se esperam horas.

Poderia dizer muito mais, mas como sei que poderia causar demasiada polémica não vale a pena. Outro dia será…

Esta é a minha opinião, e nada mais que isso…

Cosmic.

3 comentários:

Anónimo disse...

O meu marido é funcionário público e no outro dia eu estava de conversa com a Chefe dele e a conversa dela era a seguinte: "Não concordo com esta politica... veja lá que eu tinha uma linha telefónica em casa paga pelo estado e até isso tiraram-me... acha normal?????", na altura fiquei na ignorância mas depois soube que todos os chefes de serviço (ou a maioria) tinham linhas telefónicas em casa pagas pelo estado... Para não falar que independentemente de serem bons ou maus funcionários a subida de escalão acontece naturalmente!!! Pois não concordo!!! E olha que até sofro na pele pois como já disse o meu marido faz parte dessa classe tinha, digamos, imensos previlégios. Bjs

cá-cá (Portugal) disse...

Concordo, mas... não há regra sem excepção! A minha mãe é Func Pública e trabalha até ás 20:30, 21:00 enfim, gosta de ver o trabalho feito. Bjs!!

Ruth disse...

Não generalizes!